01 maio, 2005

Dia da mãe... e a maternidade!

Este artigo já foi escrito um pouco antes desta data mas axo q vale a pena partilhar.

De algum tempo para cá tenho visto que o tema da maternidade tem vindo a ser muito abordado. E desenganem-se aqueles que pensam que isto é uma fantasia das mulheres em geral no enatnto para aquelas que sonham ser mães este é por vezes um desejo que não consegue ser concretizado.
Em alguns programas como a "Ophrah Winfrey Show" abordou-se o caso de mulheres que tiveram filhos mas que não sentiam qualquer ligação materna com os seus filhos e com vergonha de admiti-lo nem sequer as melhores amigas contaram (pk há coisas das quais mantemos segredo). Noutros casos a maternidade foi abordada devido a idade das mães. Hoje em dia e quase de uma forma geral todas as raparigas jovens ou mulheres que procuram ter uma carreira e conseguir uma estabilidade financeira relegam para segundo plano a maternidade. E sendo essa uma realidade cada vez mais presente em todo o mundo aumentam as chamadas "gravidez de risco" que deve-se na maior parte das vezes a idade avançada da mulher. E pelo facto de naõ conseguirem engravidar pelos metódos tradicionais algumas procuram ajuda médica e pela fertilização e a fertilização in vitro.
Foi aborada a questão da maternidade tardia na série televisiva "Juíza"(Sic Mulher), a personagem Gillian que sonhava ser mãe mas após várias tentativas frustradas decide em conjunto com o marido adoptar uma criança e três anos depois fica grávida, considerando este um verdadeiro milagre da natureza no entanto tratava-se de uma gravidez de risco por causa da sua idade avançada. Após alguns exames ao bébé é lhes revelado que este pode nascer com uma variante de trissomia pouco conhecida (uma deficiência física e mental). Enquanto que a mãe acreditava e tomava as precaussões pra que a gravidez fosse tranquila e passa-se sem problemas, o pai céptico informava-se sobre todas as possibilidades da criança nascer com a doença e o que poderia então fazer nesse caso. No final havia duas pessoas com opiniões diferentes, enquanto um remediava o outro prevenia, no dia do parto o bébé nasce sem complicações, saudável, perfeito e normal. os médicos apressaram-se a dizer que era um milagre mas a mãe após a cesariana morre, pelo menos foi o que nos fizeram acredita, entretanto descobre-se que ela tinha entrado em estado de coma (Uma triste ironia do destino...)
No outro caso retratado no filme "Era uma vez um pai (Jersey Girl)" conta a história de um jovem pai(Ben Afleck)que fica a criar a filha após a morte da sua mulher durante o parto. Um parto que até ao nascimento da criança corre normal e perfeitamente até que subitamente a esposa dele (J.Lo)sofre um aneurisma e morre.
Isto são casados que apesar de serem tratados na ficção acontecem ana realidade, desde crianças que nascem com problemas até a mães que morrem a dar à luz.
Com este artigo a minha intençaão é apenas falar de um tema que tem suscitado o meu interesse, porque na mimha opinião todas a mulheres que decidem ter um filho quando estão acima dos 35 anos de idade devem se informar sobre todos os cenários existentes e possíveis de acontecer.
Noutras hipotéses existe a dopção e claro que em Portugal as mulheres solteiras tem muito mais dificuldade para o fazer mas as crianças são crianças tanto aqui como em qualquer outro país, sendo que todas necessitam de alguém que cuide e olhe por elas.
Mas neste dia tão especial que é o dia da mãe não consegui esqucer aquela que marcou o páis nos últimos tempos de forma tão negativa, a mãe da pequena Joana (a menina que desapareceu em Portimão há já demasiado tempo). E neste caso deixo os comentários para os que quiserem fazer, porque amim apetece-me dizer "No Comments".

Sem comentários: