24 fevereiro, 2008

On the road to the Oscars...

Hum... Acho que todos os anos escrevo algo sobre os Oscáres mesmo que apenas uma linha. Mas este ano tenho mais de que uma linha para escrever, até porque acabei por ver quase todos os filmes que estão de alguma forma em competição, por isso vou deixar aqui alguns dos meus pontos de vista sobre cada um:

Let's begin with...

JUNO

Juno é um daqueles filmes que nos conquista, quer pela simplicidade e beleza da história que pela sua indie banda sonora.
Levantando questões morais e centrais da actualidade como o sexo sem protecção, a gravidez indesejada, e sobretudo inesperada, o aborto, a infertilidade e a adopção. Todos os temas que tem sido de alguma forma abordados e que foram como que retirados de uma gaveta ou armário para serem debatidos. Mas para mim, o ponto fulcral foi mais a questão sobre o que será mais certo fazer. Todos os dias nos deparamos com decisões para tomar e qual será a melhor atitude e o mais certo em relação a tudo.
Nete caso, para Juno a coisa mais certa seria entregar o seu bébe para a adopção, não quis torná-lo mais um na estatística de aborto e assim teve um acto de amor para com uma mulher que tinha demasiado amor mas pouca possibilidade de partilha-lo com um filho biológico.
Adorei esse aspecto do filme, a adopção é um tema que me atrai tanto pela parte de quem adopta com da parte de quem é adoptado. Juno é digamos de passagem uma das minhas favoritas nos óscares nas categorias - Actriz Principal e Melhor Argumento Original;


SWEENEY TOOD - O Terrível Barbeiro de Fleet Street

Sweeney Tood, o que dizer deste filme que depois de muito tempo como peça de teatro foi parar as telas de cinema pela mão do magnífico Tim Burton, apenas que é um filme bonito e que esta muito bem criado. Jonhy Deep interpreta um papel deveras sombrio e quase que me fez lembrar em algumas partes, o próprio Eduardo Mãos-de-Tesoura, engraçado?
Bem, não achei que fosse um papel para indicação drecta para Oscar mas por se tratar de Jonhinho abro uma excepção, por isso ok, ok eu também concordo. Ainda não tenho a certeza mas talvez será favorito para ganhar os oscáres nas cateogiras: Melhor direcção artística e de Desing;


INTO THE WILD - O Lado Selvagem

Bem, este filme foi dos melhores que vi este ano, a marcar uma grande estreia de Sean Pen como realizador (a ver vamos se temos um seguidor das pegadas de Clint Esatwood). Gostei da forma como nos foi conduzida a história ao longo de todo o filme, o que por vezes poderia tornar-se maçador acabou por se tornar uma grande viagem ao lado mais sensível e selvagem do ser humano. Claro que a moral da história é que ninguém nunca pode viver sozinho para sempre, temos e sentimos sempre necessidade de partilhar as coisas tristes e as coisas boas a vida com os outros daí ter ficado aquela frase in the back of my mind "hapiness is just real when shared". A banda sonora deste filme também nos leva numa viagem sem precedentes, não tivesse ela ficado a cargo de Eddie Veder, vocalista dos Pearl Jam deixa-nos com a sensação de que também ele nos conta uma história a cada canção que surge em diferentes momentos da história. GOstava que pudesse levar o Oscar nas categorias: Melhor edição (Film Editing);


E Attonement - Expiação

Se a culpa tivesse nome para mim seria Byrone, lol. A sério que adorei este filme e vibrei em cada momento só de pensar como é que a mente de uma criança pode e consegue ser tão malevola e imaginativa. Adorei o desempenho desta jovem actriz que me levou mesmo a detesta-la e mais tarde a compreende-la. é um filme que prima pela simplicidade e beleza da história de um destino interrompido por factos e razões alheias onde a mentira sobrepõe-se a
vontade do amor e da felicidade, tendo que ser conseguida por meio de expiação pelos males causados na vida dos outros.
Muito bem também esteve o jovem Mcavoy, que para mim apresenta sempre uma enorme entrega em cada papel que faz. James Mcavoy merece com certeza todo o destaque que esta e outras películas lhe tem porpocionado, porque não dá para esquecer um doce Tamanus de "Narnia" ou Dr.Nicholas de "Las King of Scotland" e aguardo agora pelas próximas estreias, sendo para mim as mais aguardadas a "Becoming Jane Austen" e "Wanted".
Este filme é o meu favrito nas categorias: Melhor actriz secundária,Fotografia (Cinematography), Melhor Banda Sonora, Melhor Argumento adaptado e o Melhor Filme.

Sem comentários: